A maior contribuição culinária do Japão para o mundo o SUSHI, é preparado com poucos ingredientes, mas a diversa combinação de sabores e texturas é ilimitada. Tem sempre um sushi perfeito pra você e, com as dicas abaixo, todos podem dominar a arte de prepará-los e claro, devorá-los depois!

HOJE É DIA DE ARROZ, BEBÊ

A raiz do sushi: arroz, arroz e arroz. Sushi na verdade não significa “peixe cru enrolado com arroz”, sushi é arroz avinagrado, que tem sua origem numa antiga técnica de conservação de peixe.

FALE A LÍNGUA DO SUSHI

Nori, é uma espécie de folha feita a partir de algas marinhas que enrola os sushis, por exemplo.
Uramaki, é o sushi de dentro pra fora, basicamente, pois não tem a alga em volta dele.
Temaki, é o enrolado que se parece com um cone de sorvete.
Nigiri, é o sushi com fatias de peixe cru em cima.
Sashimi, é servido com fatias de peixe cru com arroz nas laterais e abaixo.

COMA COM OS DEDOS

O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.

UMA (GRANDE) MORDIDA POR VEZ

Nunca coma o sushi em pedaços. Pode abrir a boca e comer de uma vez! (O sabor fica até melhor).

COMO USAR O SHOYU

Evite deixar excesso de shoyu no seu prato. Coloque uma quantidade suficiente para molhar levemente o seu sushi. Se estiver comendo Nigiri, por exemplo, molhe somente um pouco do arroz e coma o peixe antes, isto preserva o sabor deste tipo de sushi.

A ORDEM DOS PEIXES

Para deixar a sua experiência com a culinária japonesa mais proveitosa, siga esta ordem específica para comer os tipos de peixe: Vá do paixe branco ao vermelho, isto é, vá do peixe mais leve para o mais pesado.

O PEIXE FRESCO

Se você fica um pouco assustado em comer o peixe cru, está aqui uma boa notícia: Mesmo o peixe sendo fresco, ele fica congelado durante alguns dias para matar todos os parasitas.

PALADAR RENOVADO

O que é este pedaço de gengibre no seu prato de sushi? Não é somente para decoração, na verdade ele é extremamente útil para limpar o seu paladar, de um prato para o outro, e ainda ajuda na digestão.

SOPA DE MISSÔ

Apesar da sopa de missô ser apresentada como um aperitivo, na verdade ela ajuda na digestão e é tradicionalmente tomada após a refeição.